#Filmes | The Post – A Guerra Secreta
Oi gente!
Hoje tem resenha de “The Post – A Guerra Secreta”, novo filme do diretor Steven Spielberg, com Meryl Streep e Tom Hanks e que concorre ao Oscar 2018.
A história gira em torno de Kat Graham (Meryl Streep), a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.
“The Post – A Guerra Secreta”, para mim, é o filme mais injustiçado deste ano. Eu simplesmente adorei – e ele concorre apenas em duas categorias do Oscar 2018: melhor filme e melhor atriz para Meryl Streep em sua 21ª indicação – sendo a atriz que mais concorreu na história da premiação, tendo levado a estatueta três vezes – por “Kramer vs Kramer” (1980 – como atriz coadjuvante), “A Escolha de Sofia” (1983) e “A Dama de Ferro” (2012). Acho que valia indicações nas categorias de melhor direção, melhor ator para Tom Hanks e até melhor roteiro.
Mas enfim, vou falar um pouquinho do filme, e para isso, preciso trazer alguns dados da história americana. “The Post” se passa no início da década de 70 quando os jornais The New York Times e o The Washington Post divulgaram os “Pentagon Papers” – Papéis do Pentágono – um amplo estudo mostrando como os governos Eisenhower, Kennedy, Johnson e Nixon haviam ludibriado a opinião pública para justificar o envolvimento cada vez mais acentuado dos EUA no Vietnã, que inclusive não teve “final feliz” para os americanos.
Os documentos incriminariam Robert McNamara, grande amigo de Kat Graham, e que foi Secretário de Defesa durante os governos Kennedy e Johnson. Inclusive, Kat tinha herdado o jornal do marido e, arriscou o futuro do seu Washington Post, ao decidir publicar os documentos proibidos. Depois disto o jornal passou a ter o mesmo patamar do New York Times. A revelação dos Pentagon Papers levou também, logo a seguir, ao caso Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon.
Com relação ao filme – ele tem o mesmo estilo de “Spotlight: Segredos Revelados”, que venceu o Oscar em 2016, inclusive ambos têm o mesmo roteirista Josh Singer, em parceria com a estreante Liz Hannah. O roteiro é ótimo, discutindo diversos assuntos importantes como a liberdade de imprensa, o poder da verdade, o empoderamento feminino, o comercial em conflito com o editorial de uma redação, além dos bastidores da investigação jornalística – tudo isso sem ser cansativo.

Kat Graham e Ben Bradleey
A direção de Spielberg é sempre impecável. Ótima trilha sonora, fotografia e edição. Além de contar com a brilhante interpretação de Streep e Hanks – tem também Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Matthew Rhys no elenco. Acredito que não irá vencer nada no Oscar, mas adoraria se surpreendesse, que nem aconteceu com Spotlight.
30 Comments
Camila Faria
Ainda não assisto Felipe. Mas tá aqui na minha listinha do Oscar. ;)
Felipe Lange
Camila, que bom!
Cássia
Quando vi o trailer desse filme lembrei na hora de Spotlight, que é um filmasso, quero muito assistir The Post e também acho que ele foi pouco reconhecido no Oscar desse ano.
Felipe Lange
Cássia, quando assistir me diz se gostou.
Mari Zavisch
Oi, Felipe! Só pelos atores já me dá vontade de assistir. Eu não consegui assistir Spotlight ainda, mas esse está aqui na minha listinha do Oscar desse ano. Espero conseguir assistir em breve. Beijinhos.
Felipe Lange
Mari, se assistir depois me diz o que achoou.
Beto
Esse está no topo da minha lista Oscar porque essa equipe é fantástica. Spielberg, Hanks e Streep são lendas do cinema norte-americano. Outra coisas que me animou mais ainda foi você ter falado que é estilo Spotlight, pois o segundo é incrível. Sobre injustiças, é a cara do Oscar fazer isso. A hype na maioria das vezes não fica em torno dos melhores filmes. De qualquer forma, excelente post! Até mais
Felipe Lange
Beto, que bom que curtiu
Michele Lima
Oi Fê, tudo bem? Eu tb gostei bastante de The post, gostei da trama, mesmo já sabendo como terminava em senti tensa e super envolvida!! E is atores, bem sensacionais <3 Bjs, Mi O que tem na nossa estante
Felipe Lange
Mi, concordo com tudo!
Sora
Oi Felipe! Eu veria só por ter Meryl Streep e Tom Hanks no elenco. Parece um filme muito bom! Beijos, Sora | Meu Jardim de Livros
Felipe Lange
Sora, eles estão incríveis neste filme, sempre vale a pena vê-los em cena
Emerson Garcia Affonso Vieira
Também acredito que não irá ganhar nenhuma estatueta, mas é um bom filme. Eu gostei bastante. Bom final de semana! Jovem Jornalista Fanpage Instagram Até mais, Emerson Garcia
Felipe Lange
Emerson, que bom!
Sté Maciel
Ta aí um filme que eu ainda não assisti, mas já ta na minha lista! mariasabetudo ❥
Felipe Lange
Sté, depois me fala se curtiu
Paloma
Nao conhecia, mas gostei muito da dica! Beijos, Monólogo de Julieta
Felipe Lange
Paloma, que bom!
Priih
Oi Felipe, tudo bem? Não assisti, mas acho que é meu estilo de filme. Adorei a temática! Beijos, Priih Infinitas Vidas
Felipe Lange
Priih, eu também adoro essa temática
Ranielle Alves
Oiee! não assisti ainda, mas já está na minha lista hahah! Parece ser bom. http://www.reflexobrilhante.com/
Felipe Lange
Ranielle, eu curti bastante
Miguel
A parceria Hanks e Spielberg sempre rende algo interessante, e tendo Meryl Streep ainda! Quero assistir logo!
Felipe Lange
Miguel, depois me conta o que achou do filme
Marcela
Parece ser um bom filme, eu curto bastante esse estilo de filmes históricos
Felipe Lange
Marcela, também curto bastante
Juliana
Também acho que foi um filme bem ignorado no Oscar. O roteiro e a direção estão impecáveis.
Felipe Lange
Juliana, concordo contigo!
Stéphanie Segal
Com um elenco incrível desses e direção do Spielberg, tinha que ser um filmaço mesmo.
Felipe Lange
Sté, tinha mesmo!