Livro ▪ A Garota que lê no Metrô
Autora: Christine Féret-Fleury
Editora: Valentina
Páginas: 160
Skoob
Onde Comprar: Americanas | Submarino | Amazon
Oi gente!
Hoje vou compartilhar uma leitura rapidinha, mas que não foi o que eu esperava. Na verdade, nem tinha grandes pretensões e a leitura se mostrou bem morna.
Publicada pela editora Valentina, “A Garota que lê no Metrô”, de Christine Féret-Fleury, conta a história de Juliette, uma jovem e solitária parisiense que leva uma vida monótona trabalhando em uma imobiliária. Sua atividade favorita é andar de metrô e observar atentamente o que as pessoas estão lendo, assim passa a imaginar a vida dessa pessoa a partir do livro que está sendo lido.
Todos têm suas particularidades, como a idosa que folheia um livro italiano de culinária e sorri diante de algumas receitas ou a garota que lê romances e sempre derrama minúsculas lágrimas quando chega à página 247. Certo dia, a jovem decide romper com a rotina e usufruir o prazer de percorrer as ruas a pé, observando o formato das nuvens, com o olhar em busca do novo. E esse desvio mudará completamente a sua vida, graças ao iraniano Soliman e sua pequenina filha Zaïde, que a tornam uma “mensageira” dos livros.
Um alerta aos leitores, o livro possui gatilhos e um momento que aborda suicídio. Portanto, leiam conscientemente. Para mim, o ponto alto da obra são as referências e citações à livros clássicos da literatura. Ficava bem feliz quando reconhecia algo. Mas a história foi bem morna, havendo pouco desenvolvimento de alguns personagens.
Acho a proposta do livro super interessante, tanto que o comprei justamente por ter gostado da sinopse, ainda não conhecia ele, nem havia visto nenhuma resenha sobre. A leitura foi bem no escuro mesmo. Mas como falei, o desenvolvimento me incomodou, apesar da leitura ter fluido, li o livro rapidinho. No final, fiquei refletindo sobre os ensinamentos da vida, talvez por isso até tenha valido a pena.
Me digam se vocês já conheciam esse livro? O que acham da ideia de espalhar o hábito de leitura?
9 Comments
Cristina
Gostei da sua review, deu vontade de ler. Beijinhos Coisas de Feltro
vanessa
Olá. Fiquei feliz por ter lido até o final mesmo a leitura te incomodado no decorrer da história, a capa é linda. E sei que a leitura já vale apena quando nos trazem reflexões bacanas sobre a vida. Abraços. https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Luciano Otaciano
Oi, Fekipe. Parece um livro interessante, apesar dos poréns. Adorei a capa dele. Abraço! http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Emerson
Adorei a premissa do livro e fiquei com vontade de ler! Boa semana! Jovem Jornalista Instagram Até mais, Emerson Garcia
Monique Larentis
Adoro quando as histórias trazem citações de livros ou filmes que já conhecemos. Parece que nos aproxima dos personagens :) Ainda bem que você avisou dos gatilhos. Eu nem imaginaria que a narrativa poderia trazer...
Ana Carolina
Adoro quando o livro traz citações de outras obras, sou suspeita porque sou do tipo que coleciona citações
Camila Faria
Oi Felipe! Poxa, uma pena a leitura ter sido morna, me pareceu ter tanto potencial. Também acho incrível quando reconheço uma menção a um livro clássico, dá um quentinho no coração, né? Um abraço!
Alessandra Salvia
Oie! Não conhecia o livro, na verdade, nem acompanho muito a Editora Valentina! beijos http://estante-da-ale.blogspot.com/
Leyanne
Oie, que capa linda! Gostei da proposta e espero conhecer a leitura. Bjs Imersão Literária